NOTIFICAÇÃO
NEAR MISS - Não atingiu o paciente, cliente ou profissional da saúde.
CIRCUNSTÂNCIA DE RISCO - É um perigo, um agente ou ação com potencial para causar dano.
EVENTO :
EVENTO SEM DANO - é quando um erro não resulta num evento adverso para o paciente e a ausência de dano é devida ao acaso. Difere do near miss, na medida em que o dano não existe porque o erro foi detectado. Ocorre um incidente que atinge o paciente, mas não resulta em nenhum dano para este. O dano é evitado por acaso ou devido a circunstâncias atenuantes do dano.
EVENTO ADVERSO - (incidente com dano) é um incidente que resulta em dano para o paciente:
DANO LEVE - A consequência no paciente, cliente ou profissional da saúde é assintomático ou sem sintomas, não necessita tratamento.
DANO MODERADO - A consequência no paciente, cliente ou profissional da saúde é sintomática, requerendo intervenção, aumento na estadia, ou causou danos permanentes ou a longo prazo, ou perda de funções.
DANO GRAVE - Atingiu o paciente, é sintomático, requer intervenção para salvar a vida.A consequência no paciente, cliente ou profissional da saúde é sintomática, requerendo intervenção para salvar a vida, encurta as esperanças de vida ou causa grandes danos permanentes , ou a longo prazo, ou perda de funções.
ÓBITO: Morte causada ou antecipada a curto prazo pelo incidente;
Fonte: International Classification for Patient Safety. Final Technical Report. WHO, 2009.